O jejum intermitente é o antigo segredo da saúde. É antiga porque tem sido praticada em toda a história humana. É um segredo porque este poderoso hábito foi praticamente esquecido. Mas agora muitas pessoas estão re-descobrindo esta intervenção dietética. Pode levar grandes benefícios se for feito direito: perda de peso, inversão de diabetes tipo 2, aumento da energia e muitas outras coisas.

Pedimos o grande guru em jejum intermitente, Dr. Jason Fung , para montar guia de iniciação simples, onde você pode aprender tudo o que você quer saber sobre ele

Introdução – A parte natural da vida

Jejum intermitente ?

O jejum difere da fome de uma maneira crucial. Ao controle. A fome é a involuntária ausência de alimento. Não é deliberada nem controlada. O jejum, por outro lado, é o voluntário retido na fonte de alimento para espiritual, saúde ou outros motivos.

Comida é facilmente disponível, mas você escolher não comê-lo. Isso pode ser para qualquer período de tempo, de algumas horas até dias ou mesmo semanas em fim. Você pode começar um jejum a qualquer momento de sua escolha, e você pode terminar um jejum a vontade, também. Você pode iniciar ou parar um jejum por qualquer motivo ou nenhuma razão.

O jejum não tem duração padrão, pois é meramente a ausência de comer. Sempre que você não está comendo, está em jejum. Por exemplo, você pode jejuar entre o jantar e o café da manhã no dia seguinte, um período de aproximadamente 12-14 horas. Nesse sentido, o jejum deve ser considerado uma parte da vida cotidiana.

Considere o termo “quebrar rápido”. Isso se refere à refeição que quebra o seu jejum – que é feito diariamente. Em vez de ser uma espécie de castigo cruel e incomum, a língua inglesa reconhece implicitamente que o jejum deve ser realizado diariamente, mesmo que seja por um período curto.

O jejum não é algo esquisito e curioso, mas uma parte da vida cotidiana e normal. É talvez a mais antiga e mais poderosa intervenção dietética imaginável. No entanto, de alguma forma, esquecemos seu poder impressionante e ignoramos seu potencial terapêutico.

Aprender como jejuar corretamente nos dá a opção de usá-lo ou não.

Como o Jejum Intermitente funciona?

Equilibrar o comer e jejuar

No seu núcleo, o jejum simplesmente permite que o corpo para queimar o excesso de gordura corporal. É importante perceber que isso é normal e os seres humanos têm evoluído para jejuar sem consequências prejudiciais para a saúde. A gordura corporal é apenas energia alimentar que foi armazenada fora. Se você não comer, seu corpo simplesmente “comer” sua própria gordura para a energia.

A vida é sobre o equilíbrio. O bom e o mau. O yin e o yang. O mesmo se aplica ao comer e jejum. Jejum, afinal, é simplesmente o outro lado da alimentação. Se você não está comendo, está em jejum. Veja como funciona:

Quando comemos, mais energia alimentar é ingerida do que pode ser usado imediatamente. Parte dessa energia deve ser armazenada para uso posterior. A insulina é a hormona fundamental envolvida no armazenamento de energia alimentar.

Insulina aumenta quando comemos, ajudando a armazenar o excesso de energia de duas maneiras distintas. Os açúcares podem ser ligados em cadeias longas, chamado glicogênio e, em seguida, armazenado no fígado. Há, no entanto, limitado espaço de armazenamento; E uma vez que é alcançado, o fígado começa a transformar o excesso de glicose em gordura. Este processo é chamado De-Novo Lipogenesis (que significa literalmente Fazendo Gordura de Novo).

Parte dessa gordura recém-criada é armazenada no fígado, mas a maioria é exportada para outros depósitos de gordura no corpo. Embora este seja um processo mais complicado, não há limite para a quantidade de gordura que pode ser criada. Assim, existem dois sistemas de armazenamento de energia de alimentos complementares em nossos corpos. Um é facilmente acessível, mas com espaço limitado de armazenamento (glicogênio), eo outro é mais difícil de acessar, mas tem espaço de armazenamento ilimitado (gordura corporal).

O processo vai em sentido inverso quando não comemos (jejum). Insulina níveis queda, sinalizando o corpo para começar a queimar energia armazenada como não mais está vindo através de alimentos. Glicose no sangue cai, assim que o corpo deve agora puxar a glicose fora do armazenamento para queimar para a energia.

O glicogênio é a fonte de energia mais facilmente acessível. É dividido em moléculas de glicose para fornecer energia para as outras células. Isso pode fornecer energia suficiente para alimentar o corpo por 24-36 horas. Depois disso, o corpo vai começar a quebrar a gordura para obter energia.

Assim, que o corpo realmente só existe em dois estados – o estado alimentado (insulina alta) eo jejum (insulina baixa) estado. Ou estamos armazenando energia alimentar, ou estamos queimando-lo. É um ou outro. Se comer e jejuar são equilibrados, então não há nenhum ganho de peso líquido.

Se começarmos a comer no minuto em que saímos da cama e não pararmos até dormirmos, passamos quase todo o nosso tempo no estado alimentado. Ao longo do tempo, vamos ganhar peso. Nós não permitimos que nosso corpo qualquer tempo para queimar a energia do alimento.

Para restaurar o equilíbrio ou para perder peso, simplesmente precisamos aumentar a quantidade de tempo que queimamos energia alimentar (jejum). Em essência, jejum permite que o corpo use sua energia armazenada. Afinal, isso é o que ele está lá para. A coisa importante a entender é que não há nada de errado com isso . É assim que nossos corpos são projetados. Isso é o que cães, gatos, leões e ursos fazem. Isso é o que os humanos fazem.

Se você está constantemente comendo, como muitas vezes é recomendado, então seu corpo vai simplesmente usar a energia de entrada de alimentos e nunca queimar a gordura corporal. Você só irá armazená-lo. Seu corpo vai salvá-lo por um tempo quando não há nada para comer. Você não tem equilíbrio. Você não tem jejum.